Quais os principais temores dos brasileiros? De acordo com o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE), “ficar doente ou incapacitado” foi a resposta de 58,9% da população em 2023. Essa preocupação cresceu após a pandemia de COVID-19, assim como o interesse por recursos que ajudam a aumentar a imunidade.
Desde alimentos até vitaminas, há diferentes alternativas que ajudam a não ficar doente com frequência. Na prática, aumentar a imunidade significa fortalecer o sistema de defesa natural do corpo – responsável por proteger o organismo contra infecções, vírus, bactérias e outros agentes nocivos.
Diversos fatores podem comprometer o sistema imunológico e, ao contrário do que se pode imaginar, nem todos eles estão ligados a alimentação, déficit de vitaminas etc. O estresse excessivo e prolongado, por exemplo, pode levar a uma alta liberação de cortisol: em níveis altos, o hormônio pode prejudicar a imunidade. Além disso, fatores como sedentarismo, descanso inadequado, uso excessivo de álcool e tabaco e uma alimentação que exclui nutrientes essenciais enfraquecem as defesas do corpo e prejudicam a produtividade.
Afinal, como aumentar a imunidade?
Evitar práticas que prejudicam o sistema imunológico é um passo essencial para quem quer evitar doenças oportunistas. Em paralelo, é aconselhável desenvolver hábitos que atuam no sentido contrário, ou seja, que ajudam a aumentar a imunidade. Confira as dicas da Adição Contábil.
1. Cuide da alimentação
Afinal, o que é preciso incluir na dieta para não ficar doente (ou, pelo menos, não com frequência)? Alimentos como frutas cítricas, castanhas, peixes gordurosos, vegetais verdes e alimentos fermentados ajudam a aumentar a imunidade, pois são ricos em vitaminas C e D, zinco, selênio e antioxidantes. Vale incluí-los na rotina.
2. Faça exercícios
Sabemos que a vida é lotada de tarefas urgentes e nem todas as pessoas conseguem dedicar uma parte do dia à prática de exercícios físicos. Se esse for o seu caso, a sugestão é buscar na rotina alternativas que permitam movimentar mais o corpo – trocando o elevador pelas escadas, por exemplo, ou percorrendo um trecho do caminho para o trabalho a pé.
Caso seja possível, será ainda melhor dedicar uma parte do dia a atividades como caminhada, corrida, natação ou qualquer exercício que seja divertido para você. Isso fará bem inclusive para a saúde mental.
3. Descanse
Você não é uma máquina, não se esqueça disso. Dormir ajuda a aumentar a imunidade, aumenta a disposição e, é claro, melhora a produtividade. É recomendável dormir de 7 a 8 horas por noite, mas vale observar também se você acorda descansado de fato.
4. Beba água
Parece simples demais, mas o fato é que a água ajuda a manter o funcionamento adequado das células, ao mesmo tempo em que colabora com a eliminação de toxinas que podem ser prejudiciais ou corpo humano. Para ter mais controle sobre a quantidade ingerida, a sugestão é usar uma garrafinha.
5. Suplementação
Procure fazer exames e consultas regulares para ter conhecimento sobre a sua saúde. Dessa forma, será possível identificar se há a necessidade de incluir suplementos vitamínicos na reposição de nutrientes essenciais para aumentar a imunidade.