Para conquistar o consumidor, é cada vez mais necessário estar presente no ambiente digital de forma consistente e relevante. Para isso, não basta ter uma conta em cada rede social: o ambiente online também exige uma atuação estratégica. Por isso, aprender sobre marketing digital para empresas é indispensável.
É natural que pequenos empreendedores comecem a atuar nas redes sociais sem uma equipe especialista em marketing digital para empresas. Ainda assim, é fundamental não negligenciar essa área. Para isso, pode-se utilizar recursos que trazem facilidade e agilidade às tarefas de gestão de campanhas online, criação de conteúdo e análise de dados. À medida que o negócio cresce, no entanto, torna-se importante investir em profissionais especializados.
7 dicas de marketing digital para empresas
É fundamental adaptar a estratégia ao modelo de negócio e ao cenário em que ele está inserido. Mas, algumas dicas podem ser aplicadas a todo o marketing digital para empresas. A Adição Contábil traz algumas para você.
1. Público-Alvo
É fundamental saber qual é o público que seu conteúdo precisa alcançar. Para isso, podem ser usadas pesquisas e análises de dados: a partir disso, crie personas que representem seus clientes ideais.
2. Conteúdo relevante
A partir do conhecimento obtido sobre o público-alvo, produza conteúdos que tragam informações relevantes – não apenas nas redes sociais, mas em blogs, vídeos e infográficos que podem ser inseridos no próprio site da empresa.
3. SEO
SEO é a sigla (em inglês) para “otimização para motores de busca”, ou seja, é o que permite que os resultados das publicações apareçam nos primeiros resultados dos mecanismos de busca (como Google e Bing). Com isso, é possível obter ganhos em visibilidade. Essa é uma estratégia de marketing digital para empresas que não exige investimentos diretos (ao contrário dos anúncios, por exemplo).
4. Seja seletivo
Não é necessário estar presente em todas as redes sociais. Invista nas plataformas em que o seu público está presente e crie um calendário de publicações, mantendo um calendário de publicações viável.
5. Faça testes
Observe como o público reage às publicações. Dessa forma, você poderá identificar quais formatos, temas e horários trazem melhores resultados.
6. Invista em Publicidade Online
Em paralelo ao conteúdo orgânico, aposte em anúncios, tanto por meio de plataformas como Google Ads quanto nas próprias redes sociais.
7. Invista em UX
Utilize ferramentas de automação para oferecer conteúdo personalizado e otimize o site da empresa para dispositivos móveis para garantir uma boa experiência.