Quantos são os dias que você se sente cansado, sem energia e disposição para encarar o dia de trabalho? Oscilar um pouco na produtividade, sendo mais eficiente em alguns dias e menos em outros, é natural – afinal, é impossível estar 100% sempre. Mas, quando a procrastinação e o desânimo tomam conta, algo precisa mudar. O primeiro passo pode ser a adoção de hábitos saudáveis.
Alguns hábitos diários influenciam diretamente na saúde física e mental, aumentando a qualidade de vida. O que vem a partir deles é um ciclo virtuoso: satisfação pessoal, redução do estresse e da ansiedade, aumento da disposição no trabalho, melhora das relações interpessoais e autoestima em dia.
Mas, como adotar esses hábitos saudáveis para experimentar essa mudança de vida? Como a palavra “hábito” sugere, é necessário alterar a rotina para tornar algumas práticas recorrentes – o que para muitas pessoas é um grande desafio.
Neste artigo da Adição Contábil, você conhecerá alguns hábitos de vida saudável que podem ser o começo para uma nova realidade no dia a dia: com menos procrastinação e mais disposição, menos ansiedade e mais satisfação pessoal. Confira!
- O que são hábitos saudáveis?
- 5 hábitos saudáveis que vão mudar tudo
O que são hábitos saudáveis?
O termo “hábitos saudáveis” pode ser traduzido de forma mais direta a uma união entre rotina e saúde. Trata-se de tornar parte do dia a dia ações que melhoram a saúde, a qualidade de vida e o bem-estar físico e mental.
Nesse sentido, os hábitos saudáveis podem se dividir em alguns tipos: físico (envolve praticar atividades físicas e ter uma boa alimentação); mental (está relacionado ao autocontrole e à conexão com as emoções); e energético (une corpo e alma, equilibrando as energias para criar sentimentos como paz e vitalidade).
7 hábitos saudáveis que vão mudar tudo
Seguindo nessa linha, estes são os 7 hábitos saudáveis que podem fazer toda a diferença no dia a dia, tanto na vida pessoal quanto na profissional:
1. Comece o dia cuidando de você
Muitas vezes a correria do dia a dia não dá espaço para um tempo pessoal de qualidade. Por isso, não inicie a rotina das obrigações sem antes cuidar um pouco de você.
Em vez de acordar e sair correndo para o trabalho, levante-se mais cedo. Use esse tempo ganho pela manhã para praticar exercícios e ler um livro. Isso fará com que você inicie as outras tarefas do dia mais ativo e motivado.
A filosofia do Clube das 5 da Manhã, desenvolvida pelo escritor Robin Sharma, promete aumento da produtividade e da qualidade de vida para quem acorda junto ao nascer do sol.
2. Alimente-se bem
Alguns alimentos podem ajudar no aumento da disposição física e mental por serem fontes de carboidratos bons, vitaminas, fibras, proteínas entre outros compostos. Além de serem digeridos mais facilmente pelo organismo.
Entre eles estão: banana, maçã, iogurtes naturais, peixes, espinafre, couve, beterraba, gengibre, chá verde e ovos.
3. Tenha horários bem-definidos
Comece a prestar atenção no tempo gasto para realizar cada tarefa e, então, estipule períodos para realizar cada uma delas. Por exemplo, nos primeiros 25 minutos de trabalho você irá ler os e-mails, depois fará uma pausa de 5 minutos e só após irá iniciar a produção dos orçamentos para os clientes.
A ideia de determinar tempos específicos para a realização de cada tarefa e ter pausas estratégicas entre elas faz parte do Método Pomodoro, uma técnica de gerenciamento do tempo que promete melhorar a concentração e, consequentemente, a produtividade.
4. Cuide do seu ambiente de trabalho
Um ambiente organizado e leve influencia diretamente na motivação e na concentração para trabalhar. Para além da limpeza, a disposição dos móveis, a luz ambiente e a cor das paredes podem fazer toda a diferença.
O principal ponto aqui é criar um ambiente confortável, que crie boas sensações e inspire.
Utilizar óleos essenciais para aromatizar o ambiente também pode ser interessante – os de alecrim, capim limão e lavanda prometem ajudar na atenção.
5. Questione os seus sentimentos
O autoconhecimento é outro fator que influencia diretamente na motivação para o trabalho. A partir do momento que os sentimentos passam a ser compreendidos, as atitudes se tornam mais racionais e de acordo com as metas e objetivos pessoais.
Por isso, sempre que perceber um sentimento diferente – ansiedade, raiva, decepção –, busque entender a origem e o porquê.
6. Respeite os seus limites
O corpo sempre dá sinais: dor de cabeça, uma gripe repentina, dificuldade de respirar, asia… Não ignore! Independente do volume de trabalho que ainda precisa ser feito, respeite os seus limites. O contrário disso pode te impedir de trabalhar por alguns dias ou reduzir consideravelmente a sua produtividade.
Não é à toa que o Bournout, desencadeado pelo estresse crônico no trabalho, já é considerado uma das doenças do século.
7. Preocupe-se com a qualidade do sono
Por fim, mas não menos importante, durma bem! O sono de qualidade permite que o corpo e a mente se recuperem e estejam dispostos para encarar mais um dia de trabalho.
Enquanto você dorme, o corpo trabalha para regular o humor, restaurar o desempenho cognitivo e melhorar a saúde imunológica.
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