A jornada de muitos empreendedores é solitária, afinal, antes de ter a possibilidade de construir equipes, eles dependem de si mesmos para tornar o projeto realidade. Ao mesmo tempo, o sucesso do negócio depende de boas conexões, conhecimentos atualizados e inovação.
Por isso, separar um tempo para ir além do operacional do negócio é essencial. Uma ótima forma de adquirir conhecimento, incentivar a criatividade e ainda encontrar assuntos para trocas enriquecedoras com outros empreendedores e especialistas do mercado é a leitura.
É como diz o ditado: quem tem um livro nunca está sozinho.
Pensando nisso, a Adição Contábil separou 7 dicas de livros para empreendedores que estão em busca do sucesso. Confira!
7 dicas de livros para empreendedores
1. O jeito Disney de Encantar os Clientes
O exemplo prático não poderia ser melhor, afinal, tudo que leva o nome Disney – dos parques, aos restaurantes, aos hotéis, à produção audiovisual – faz parte de uma experiência única. O livro conta a jornada de criação de toda essa magia.
Publicado pelo Instituto Disney, a obra traz os bastidores e conta as melhores práticas e filosofias da Disney para encantar os clientes, oferecer um atendimento excepcional e nunca parar de crescer.
Leia também: 10 filmes e séries sobre empreendedorismo que vão te inspirar
2. Fora de Série – Outliers: Descubra por que algumas pessoas têm sucesso e outras não
De autoria de Malcolm Gladwell, a obra evidencia que o motivo do sucesso de pessoas admiradas ao redor do mundo – como Biil Gates, os Beatles e Mozart – não é unicamente o talento. Junto a ele está uma série de fatores fascinantes e complexos.
Os outliers, como são chamados os indivíduos fora de série, souberam aproveitar as oportunidades que apareceram e mostraram habilidade social e emocional para tal. Além disso, a leitura prova o impacto do ambiente no sucesso.
3. Problemas? Oba!
Qual a sua postura diante dos problemas e desafios que surgem no dia a dia? Para Roberto Shinyashiki, autor do livro “Problemas? Oba!”, aproveitar as oportunidades geradas pelas crises no mundo dos negócios é o que faz a diferença.
Para isso, é preciso compreender a lógica dos acontecimentos e ter inteligência emocional para lidar com os mais diversos cenários. A obra traz um exemplo prático disso, com a trajetória de um profissional que passava por um momento difícil na carreira e construiu uma nova perspectiva profissional.
4. Abílio: Determinado, ambicioso, polêmico
Abílio Diniz é um dos grandes empresários brasileiros, responsável por transformar o pequeno negócio familiar em uma gigante do varejo no País: o Grupo Pão de Açúcar (GPA).
O livro de autoria de Cristiane Correa conta como a ambição e a resiliência de Abílio fizeram com que seus negócios sobrevivessem a crises econômicas, brigas familiares, mudanças de mercado e outras situações.
A história do empresário, que faleceu no início de 2024 e deixou uma fortuna avaliada em US$ 2 bilhões, é inspiradora e emocionante.
5. Inteligência Financeira na Empresa
Os empreendedores precisam saber de tudo um pouco, e os conhecimentos de gestão financeira estão entre os que não podem ser deixados de lado.
O livro escrito por Karen Berman, Joe Knight e John Case traz uma abordagem descomplicada para os conceitos e princípios financeiros, tornando-os mais acessíveis para aquelas pessoas que não possuem familiaridade com o tema.
Entre os temas abordados estão análise de caixa, medição financeira, transparência e outros conceitos importantes para o dia a dia de uma empresa.
6. Contágio: Por que as coisas pegam
Outra disciplina essencial para o empreendedor é o marketing, afinal, é preciso saber vender, criar gatilhos, chamar a atenção do consumidor para a sua empresa.
O livro “Contágio”, escrito por Jonah Berger, é um best-seller internacional que responde o porquê alguns produtos, histórias, marcas, ganham mais destaque do que outros. Principalmente em momento no qual as pessoas não prestam mais atenção em propagandas.
Baseada em pesquisas e histórias reais, a obra te dará um caminho para produzir conteúdos realmente compartilháveis a partir de técnicas específicas.
7. Comece pelo porquê: Como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir
Escrito por Simon Sinek, o livro “Comece pelo porquê” teve mais de um milhão de exemplares vendidos. Todos esses leitores foram expostos à importância do propósito para o sucesso.
Em outras palavras, empresas e pessoas que sabem “o porquê” do que estão fazendo são mais inovadoras, admiradas e lucrativas. O principal motivo para isso é que só existe uma dedicação verdadeira se o propósito é compreendido e utilizado para guiar as ações.
Gostou das dicas de livros para empreendedores? Separe um tempo na sua agenda para ler cada um deles com atenção, anote os insights e coloque em prática.
Para mais dicas como essas, siga a Adição Contábil nas redes sociais.