Compreender a eficácia das estratégias adotadas pela empresa e acompanhar de perto os resultados obtidos a partir delas é essencial para manter um crescimento sustentável ou, caso necessário, recalcular rotas com agilidade. Quando o assunto é o departamento financeiro, isso pode ser feito através dos KPIs financeiros.
Os KPIs financeiros são indicadores de performance e se mostram cruciais para qualquer empresa, afinal, é a saúde do caixa e a possibilidade de investir em inovações e melhorias que garantem competitividade no mercado e, consequentemente, o sucesso dos negócios.
A partir desses indicadores, torna-se possível monitorar de perto questões como lucro líquido, margem de lucro, retorno sobre o investimento (ROI) e fluxo de caixa para tomadas de decisão mais informadas. Além disso, eles representam uma forma assertiva de comunicação com os stakeholders, fornecendo uma visão clara do potencial da empresa e aproximando investidores, acionistas e parceiros comerciais.
Mas, como definir corretamente os KPIs financeiros para a empresa? Como analisá-los com assertividade no dia a dia? Neste conteúdo desenvolvido pela Adição Contábil você entenderá de forma prática tudo que precisa saber para colocar essa estratégia em prática:
- O que são KPIs financeiros?
- Os KPIs financeiros mais utilizados
- Como definir os KPIs financeiros da empresa?
- Como analisar os KPIs financeiros?
O que são KPIs financeiros?
KPIs é a sigla de Key Performance Indicator que, em tradução livre para o português, significa, indicadores-chave de performance. Na prática, são métricas quantificáveis, utilizadas para avaliar o desempenho de uma organização, departamento ou processos em relação a objetivos e metas estabelecidos anteriormente.
Trata-se de uma ferramenta largamente utilizada para medir o progresso das ações diárias da empresa em direção aos resultados desejados. Dessa forma, torna-se possível compreender a efetividade de um projeto durante o seu andamento, trazendo agilidade e maior flexibilidade para as organizações.
Essas qualidades são ainda mais importantes em um mercado com transformações cada vez mais rápidas e disruptivas, impulsionadas pelo surgimento e avanço de tecnologias como a Inteligência Artificial. Assim, estar atento às tendências e indicadores é crucial.
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Os KPIs financeiros mais utilizados
Os KPIs financeiros utilizados pelas empresas podem variar de acordo com as metas e os objetivos estabelecidos, com o setor de atuação e com o modelo de negócios. Mas, normalmente, os indicadores mais comuns são:
- Retorno sobre o investimento (ROI): é uma métrica que quantifica a rentabilidade da empresa, ou seja, calcula o quanto foi investido e o quanto de retorno foi gerado ao longo do tempo a partir desse investimento. A partir dos dados obtidos, é possível entender se os esforços e o capital estão sendo empregados da melhor forma.
- Lucratividade: é o cálculo utilizado para conhecer o lucro efetivo da empresa em relação às receitas totais e está relacionado ao lucro líquido e à receita bruta. A lucratividade mostra se o retorno financeiro está de acordo com o esperado.
- Geração de caixa: trata-se de um cálculo que avalia a saúde financeira da empresa, em busca de compreender a capacidade de gerar o capital necessário para sustentar as operações, investir em melhorias e gerar valor para os acionistas. Esse cálculo é feito a partir de uma equação entre o valor de caixa, investimentos e financiamentos.
- EBITDA: representa o lucro operacional antes do pagamento de impostos, despesas, depreciação e amortização. Auxilia no entendimento da capacidade de gerar lucro e, somado a outros indicadores, pode evidenciar, por exemplo, o real motivo do caixa não estar positivo.
- Valor vitalício do cliente (LTV): a partir do cálculo do lucro total gerado por um cliente durante a jornada de relacionamento com a empresa, busca-se entender se as estratégias de venda, de experiência do cliente e se os investimentos para aquisição desses clientes estão sendo assertivos.
- Ticket médio: a média do valor arrecadado a partir das vendas ajuda a entender o comportamento de compra dos clientes e, caso necessário, repensar as estratégias de venda, inclusive revendo a precificação dos produtos.
- Índice de liquidez: indica a capacidade da empresa de cumprir suas obrigações de curto prazo. Os mais comuns são o índice de liquidez corrente e o índice de liquidez rápida.
Como definir os KPIs financeiros da empresa?
Além dos KPIs financeiros citados acima, existem muitos outros. Como, então, definir qual usar na sua empresa? O primeiro passo é definir o que é importante para o negócio, afinal, o indicador precisa estar relacionado à métricas que tenham sentido com os objetivos da empresa.
Além disso, esses objetivos precisam se basear em questões que guiam os negócios, como missão, valores e visão, ou seja, o motivo de existência da empresa e no que ela deseja se tornar. A partir disso, as estratégias e ações são desenhadas e as metas traçadas para que os objetivos sejam alcançados.
Só então é o momento de entender o funcionamento de cada KPI, olhar para os dados que a empresa tem disponível e quais informações consegue gerar a partir deles. São essas informações estruturadas que geram o KPI.
Dessa forma, no momento de escolha do KPI, é importante definir se ele é relevante para os objetivos da empresa; se as informações obtidas são representativas e precisas para a tomada de decisões; se ele é confiável, tanto em questão de dados quanto de metodologia; e se ele é acessível, ou seja, haja praticidade para alimentar o indicador no dia a dia.
Como analisar os KPIs financeiros no dia a dia?
Muitos dos KPIs financeiros já são contemplados nas demonstrações contábeis das empresas, basta analisá-los de acordo com a metodologia de cada um deles. O ideal é que essas análises sejam constantes e que os insights obtidos sejam compartilhados com todas as áreas da empresa, para que as estratégias se tornem mais direcionadas.
Caso precise de ajuda para definir os KPIs financeiros da sua empresa e acompanhá-los constantemente, conte com a Adição Contábil – uma empresa de contabilidade com mais de 30 anos no mercado. Entre em contato ou faça uma visita.