Customize Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorized as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

empreendedorismo e inovação

Empreendedorismo e inovação: Ingredientes indispensáveis do sucesso

O empreendedorismo não é para qualquer pessoa. Todo mundo já ouviu essa frase em algum momento, mas o que está por trás dela é extremamente importante para o sucesso de um negócio. Com o mercado cada vez mais competitivo e o consumidor ávido por uma jornada de experiência encantadora, fazer mais do mesmo é sinônimo de fracasso. Por isso, empreendedorismo e inovação andam lado a lado.

Segundo o relatório CX Trends 2023, publicado pela consultoria Zendesk, 70% dos clientes gastam mais com empresas que oferecem uma ótima experiência, ou seja, fluida e personalizada. O contrário também é um sinal de alerta para as empresas: quando insatisfeitos, a maioria dos consumidores não costuma dar uma segunda chance para a marca e recorre à concorrência.

Dessa forma, para o empreendedor manter sua empresa saudável e em constante crescimento, é preciso oferecer soluções e produtos que estejam de acordo com as necessidades e expectativas dos clientes – e mais do que isso, que sejam capazes de surpreendê-los. É aí que entra a inovação.

A inovação nada mais é do que fazer diferente, seja no momento de criar, seja no momento de repensar ou reorganizar processos, produtos e soluções com foco no que o mercado e os clientes necessitam. Dessa forma, o mindset inovador se torna um diferencial competitivo e indispensável.

Em um primeiro momento, pode até parecer algo simples de ser implementado, mas, para que empreendedorismo e inovação estejam interligados e façam parte do dia a dia da empresa, é preciso que o ambiente esteja propício para isso. Neste artigo, vamos indicar os caminhos para colocar tudo isso na prática e você entenderá:

  • O que é inovação na prática?
  • Como empreendedorismo e inovação se correlacionam?
  • Os fatores-chaves para empreender e inovar

O que é inovação na prática?

A palavra inovação é comum no vocabulário das empresas, mas são poucas as que conseguem de fato tirá-la do papel e colocá-la em prática. Muitas vezes porque acredita-se que para inovar é preciso criar algo extraordinário, porém não é todo dia que ideias disruptivas, como o Uber, o Airbnb ou o iPhone, surgem.

Na maioria das vezes, a inovação tem a ver com melhorar o que é feito pela empresa, pensando em novas formas e estratégias para atingir um objetivo determinado. Isso passa por sair da zona de conforto, trocar com pessoas que pensam diferente, ouvir o que o cliente tem a dizer, investigar o mercado, conhecer as tendências etc.

A partir das informações obtidas, os pontos de melhoria são identificados e o empreendedor e sua equipe passam a buscar caminhos para novas soluções. Isso pode ser feito em diversos âmbitos, o que leva a diferentes tipos de inovação. São eles:

  • Inovação incremental: Está voltada para a melhoria de produtos, serviços ou processos e costuma ocorrer de forma contínua, com pequenas implementações em sequência.
  • Inovação arquitetônica: Soluções já existentes são redesenhadas e atingem um mercado completamente novo.
  • Inovação disruptiva: A nova solução mexe com as estruturas do mercado, cria tendências e muda comportamentos.
  • Inovação radical: É a transformação completa de um produto ou serviço, geralmente realizada em busca de adaptação às demandas ou destaque no mercado.
  • Inovação aberta: Em vez de buscar as respostas apenas dentro da empresa, abre-se as questões para uma inovação coletiva por meio de parcerias estratégicas ou fusões entre empresas.

Cabe aos empreendedores compreenderem o momento de suas empresas, as demandas do mercado e as necessidades dos clientes para trabalhar a inovação de forma assertiva.

Como empreendedorismo e inovação se correlacionam?

Para abrir uma empresa, o empreendedor precisa antes ter certeza de que o negócio é viável. Em outras palavras, é necessário analisar o mercado, entender qual será o diferencial do negócio, se há interesse por parte dos consumidores e projetar a lucratividade. Todos esses passos envolvem pelo menos um tipo de inovação.

Mas, mesmo depois do lançamento da empresa para o mercado as análises seguem necessárias. Atuando em uma realidade BANI – acrônimo para as características de um mundo frágil, ansioso, não-linear e incompreensível –, com tecnologias que avançam em uma velocidade cada vez maior, as empresas precisam evoluir constantemente.

Dessa forma, uma vez que a pessoa opta por empreender, ela será para sempre empreendedora. O desfio de pensar diferente passa a ser diário.

Os fatores-chaves para empreender e inovar

  • Sair da zona de conforto: A empresa que se acomoda em um sucesso repentino poderá ver uma queda no rendimento na sequência. Para se manterem no alto, os resultados precisam ser impulsionados continuamente.
  • Conhecer o mercado e o cliente: A base para ter assertividade no empreendedorismo e inovação é o conhecimento do mercado de atuação e do cliente. É a partir disso que os produtos e serviços serão desenvolvidos de forma a oferecer diferenciação e boas experiências.
  • Atualizar-se das novas tecnologias e tendências: Para manter-se atual, é preciso acompanhar para onde o mercado caminha e quais são as tendências emergentes, preparando-se para elas. Formas de fazer isso são estudar, ler e consumir estudos de consultorias globais sobre os temas que envolvem a empresa.
  • Trocar com pessoas: Fechar-se em uma sala e estimular a mente para que surjam boas ideias, geralmente, não é uma estratégia eficiente. Ao contrário, conversar com pessoas que tenham vivências diferentes, debater sobre temas do momento e até pedir opiniões podem ser atitudes construtivas para a inovação.
  • Ser criativo: Para inovar é preciso ter ideias criativas, por isso, estimular a criatividade é essencial.
  • Construir um ambiente de trabalho enriquecedor: Um ambiente com diversidade e colaborativo, que acolha as pessoas com empatia e permita que elas se envolvam nos processos permite trocas valiosas.
  • Testar sem medo: Nenhuma ideia é ruim até que se prove o contrário. Faz parte da inovação testar, errar e aprimorar. No mindset que envolve empreendedorismo e inovação, os erros são comuns e servem como lição para evoluir a cada dia.

Gostou da matéria? Nos acompanhe no Instagram e não perca as novidades!

Fale Conosco