Um Contador

Empreender pode até ser fácil para muitas pessoas, embora, algumas ações que tem a ver com a otimização de um negócio, venha de encontro com as reais necessidades empreendedoras.

Logicamente que mais do que nunca os brasileiros estão mais criativos e empreendedores, no entanto, atuar sozinhos nessa empreitada signifique uma empreitada muito arriscada.

A falta de conhecimento contábil também coloca o empresário no prejuízo. Os procedimentos burocráticos juntos aos órgãos públicos, podem fazer o empreendedor desembolsar um capital monetário muito maior do que ele gastaria se tivesse conhecimentos básicos de planejamento e gestão contábil.

Por esse motivo, ter uma boa assessoria contábil ao lado do empreendedor, analisando e planejando junto com ele a abertura de uma empresa, é um ponto essencial para quem deseja ter sucesso com qualquer tipo de negócio, ainda mais quando a inflação sobe e há instabilidade econômica.

Grandes oportunidades só surgem quando existe um auxílio ao lado

Apoio ao empreendedor! É exatamente isso o que um contador pode fazer por você. Mais do que nunca, a figura do contador na atualidade, se mostra como uma grande referência para que negócios fortes e promissores possam se desenvolver e crescer, pois é ele quem ampara, apoia e orienta pequenas, médias e grandes empresas. Sendo assim, ter um contador não é mais um luxo e sim uma necessidade real, caso o empreendedor queira operar com sucesso e segurança em seu segmento de mercado.

Para que serve um contador?

Um contador é o responsável – quando contratado pelo empreendedor –  por toda parte burocrática legal de um negócio, isto é, desde a abertura de uma empresa e até mesmo o seu encerramento. Por isso, hoje o contador é tido como o melhor amigo necessário de uma empresa.

Um contador tem muitas responsabilidades, por exemplo, ele:

É o responsável por zelar pelo cumprimento das obrigações tributárias;

  • Sejam de ordem Municipal, Estadual, Federal, Trabalhista ou Previdenciária, um contador é o responsável por calcular todos os tributos incidentes sobre o faturamento e folha de pagamentos de uma empresa;
  • É o responsável pela manutenção dos livros contábeis e livros fiscais, Balanços Financeiros e Contábeis;
  • Além de poder ser Consultor ou Coach Financeiro, Analista de Investimentos e um Estrategista para Planejamento Tributário, Gestão Contábil,  Gestão de Processos, além de poder fazer parte do Conselho Gestor de sua empresa.

Entenda os principais motivos para contratar um contador

Você pode estar se perguntando: “O que eu ganho ao contratar um contador”?

Apesar da lei não “obrigar” nenhum empresário a ter um contador para fazer a abertura de uma empresa ou realizar cálculos tributários, você, como empreendedor terá grandes benefícios ao contar com uma equipe especializada de um escritório contábil ao seu dispor.

Entenda alguns desses benefícios:

Abrir um negócio focado

Se o empreendedor deseja ter benefícios e começar um negócio baseado na legalidade, deve atender às exigências legais da Receita Federal do Brasil.

Além disso, contar com um escritório contábil permite que a empresa tenha condições de explorar melhor o mercado e seus recursos, focando todas as suas energias nas análises de suas forças e pontos a melhorar. Os ganhos com esse trabalho envolvem crescimento organizado, diminuição de riscos empresariais e uma atuação mais engajada do empreendedor para o sucesso total do negócio.

Ao abrir uma empresa, você precisa definir:

  • Tipos Societários
  • Confecção de contrato social e responsabilidades dos sócios
  • Formas de Tributação: Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional?
  • Procedimentos de Registros em Junta Comercial, CNPJ, Receita Federal e Previdência Social
  • Alvará de Funcionamento, Corpo de Bombeiros, Licenças Municipais, dentre outras obrigações com a Fazenda Estadual e/ou Municipal.

Entre outras ações que promovem redução de riscos societários.

Desempenho empresarial

Por meio da ajuda de um contador, o empresário consegue visualizar melhor sua performance empresarial. O controle financeiro também dará suporte para que os resultados sejam mais assertivos.

Já os relatórios contábeis, permitirão acessos à linhas de crédito, sempre que for necessário investir e expandir os negócios.

Regularidade fiscal do negócio

O contador precisa entregar as obrigações acessórias para o fisco. Isso garante que a empresa fique regularizada e continue a trabalhar, sem quaisquer tipos de impedimentos. Esse acompanhamento é feito por meio das Certidões Negativas de Débito.

Fazer controle dos impostos a pagar e realizar o planejamento tributário

Um contador conhece bem diversas particularidades da dinâmica dos tributos, o que permite com que possa controlar quais impostos a pequena e média empresa deve pagar, analisando possíveis vantagens e possibilidades de  enquadramentos tributários que reduzam o valor pago em impostos. Um contador pode e deve realizar um planejamento tributário mais compensatório para sua empresa. Converse com o seu contador sobre isso!

Conclusão

As vantagens e os benefícios que o empreendedor terá ao contratar um contador são muito claras e excepcionais, pois, por meio deste apoio será possível:

  • Manter o foco nas demais atividades da empresa.
  • Reduzir gastos com tributos e atualizações comerciais/ profissionais.
  • Reduzir os gastos com a equipe interna.

Quer saber mais ainda sobre o porquê de você empreendedor, realmente precisar de um contador para o sucesso total do seu negócio? Venha nos fazer uma visita.

Nós da Adição Contábil teremos um imenso prazer em te receber e lhe mostrar as inúmeras possibilidades de sucesso que você terá ao contratar uma assessoria contábil.

Deixe seus comentários abaixo. Amamos saber o que você pensa e interagir com você!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *