Estratégia Empresarial

A contabilidade à primeira vista, pode parecer algo não tão importante. Mas, você sabia que ela é na verdade uma ferramenta de força estratégica?

Sim, é verdade. O gestor precisa enxergar na contabilidade uma oportunidade não só de equilibrar as contas, mas um meio de atuar com essa ferramenta poderosa para as tomadas de decisões mais assertivas, conseguindo assim obter um planejamento do negócio com mais eficiência, além de permitir o alcance de metas e resultados muito desejados.

Afinal, qual é o empreendedor que não se sente feliz e motivado por ter um fluxo de caixa positivo, um orçamento ideal, um planejamento tributário compatível, uma gestão de estoque bem alinhada, além de possuir um maior controle de contas a pagar e receber?

Veja agora a importância que tem a contabilidade como estratégia empresarial quanto as decisões a serem tomadas para o crescimento dos negócios!

Previsibilidade dos lucros

O empreendedor que tem a contabilidade assertiva como apoio e como aliada, tem também a previsão dos lucros num período de até um ano de trabalho e atuação.

Dessa maneira é possível planejar de forma mais efetiva, os gastos que se tem, além de saber quando é o momento certo para investir. Sendo um passo fundamental para aquelas empresas que desejam crescer e se expandir.

Apesar de muitos empresários desejarem prever o lucro anual, não há como fazer isso por pura adivinhação. Não funciona dessa forma.

Sem ter uma base concreta de dados, corre-se o grande risco de se tomar decisões erradas e opostas ao propósito principal que é o de prosperidade e ajustes necessários seja nos períodos bons ou ruins.

Ao analisar a contabilidade empresarial, é possível saber através das estatísticas, quanto exatamente a empresa lucrou em cada período, e a partir dessas informações se consegue saber como serão os próximos meses. O que isso significa para o empreendedor?

Que em vez de se basear nos “achismos” equivocados, o empresário terá como tomar decisões embasadas nos acertos que a contabilidade lhe trouxe como demonstrativo real.

Planejamento das despesas

Para ter sucesso é preciso também haver planejamento contábil. Portanto, nesse caso, o empresário terá condições de equilibrar as contas, e planejar as despesas da empresa, de modo que não seja prejudicado pelo desequilíbrio do uso do capital.

Além disso, o empreendedor terá como saber:

  • Quais foram os períodos de maiores despesas.
  • Quais os períodos mais rentáveis.
  • Onde e como foram aplicados o capital: folha de pagamento, estoque, pagamento de tributos, etc.

A partir desses dados, será possível fazer o planejamento das despesas de forma a não comprometer o capital de giro da organização, ou ficar descapitalizado por ter pouco dinheiro para as demandas que precisam ser supridas.

Ter esse planejamento, permite que se possa estruturar melhor toda a gestão empresarial, desde as negociações com clientes, até com os fornecedores. E assim, a saúde financeira é mantida.

Previsão de crescimento

Possuir uma previsão de crescimento acurada, tendo esse alicerce estruturado nos dados contábeis, permite ao empresário conseguir dar os próximos passos. Saber quanto a empresa precisa crescer para aumentar a lucratividade também é de grande importância, e através dessa previsão é possível saber quando, quanto, como e onde investir.

Poder para lidar bem com os imprevistos organizacionais

A tomada de decisão é apoiada pela contabilidade, pois a partir do momento em que o empresário pode prever todas essas informações, têm condições para lidar com imprevistos e agir em todos os casos de maneira apropriada.

Portanto, a reflexão que fica a esse respeito é: Sua empresa realmente tem um bom apoio contábil”? Ou anda apenas sobrevivendo neste mercado tão competitivo?

Se quiser mudar esta realidade, vencer a crise e se tornar um dos maiores no seu mercado de atuação? Somente com uma boa estratégia empresarial e uma gestão contábil eficiente isso será possível!

Se tiver dúvidas ou quiser comentar sobre este tema, é só fazê-lo aqui abaixo, teremos um prazer imenso em interagir com você!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *